Ano 1 - nº 2 - fevereiro/abril de 2009

PAUSA PARA O CAFÉ
Rubens Francisco Lucchetti


A beleza nos moços é uma obra da Natureza. Mas nos velhos é uma obra de arte.

Nunca bata uma porta, você pode querer voltar.

Há homens que nunca mudam de idéia, pois têm medo de não encontrar outra para pôr no lugar.

Há gente demais que vive sem trabalhar, e há positivamente gente demais que trabalha para viver.

Um repórter, ao entrevistar uma cantora pop, perguntou:
– Você alcançou fama internacional com bastante facilidade, não?
– Bem, não foi tão fácil assim – respondeu a cantora. – Tive de começar por baixo, com canções de Brahms, Schubert...

Tenho dó mesmo é dos pescadores profissionais. Que irão fazer eles quando se aposentarem?

O cara era tão rico, mas tão rico, que contratou um pianista para acompanhá-lo quando cantava no banheiro.

Literatos populares são literatos impopulares entre os literatos.

Em memória do surdinho fez-se um minuto de silêncio.

Pergunte a alguém: “Qual a metade de oito?” Se a resposta for “zero”, a sua primeira reação será: “Mas que bobagem!” Agora, preste atenção: o algarismo 8 é constituído por dois zeros colocados um sobre o outro. E mais: se você traçar uma linha vertical que corte ao meio o 8, ficará com dois 3 voltados um para o outro.
Portanto: olhando para as coisas de modo diferente, podemos substituir velhos conceitos por outros novos e combinar idéias antigas de novas maneiras, fazendo surgir algo que não existia antes.

A verdade é que algumas pessoas, quando chegam, trazem a festa consigo; e, quando partem, a festa vai embora.

O homem era bastante idoso e mencionava para a neta, uma jovem de dezesseis anos, diversas coisas – como, por exemplo, cinema, televisão, computador, internet, telefone, automóvel – que não fizeram parte de seu cotidiano. Espantada, a mocinha arregalou os olhos e perguntou:
– E que é que vocês faziam?
A avó, que estava ouvindo a conversa, respondeu:
– Vivíamos!

“O casamento é uma fortaleza sitiada: os que estão fora querem entrar à força, e os que estão dentro gostariam bastante de sair.”
Provérbio Chinês

“A beleza da mulher acha-se iluminada por uma luz que nos convida a contemplar a alma que em tal corpo habita; e, se aquela é tão formosa como este, impossível é não amá-la.”
Sócrates

“A mulher é o mais belo defeito da Natureza.”
John Milton

O célebre escritor francês Anatole France via uma diferença entre o ciúme do homem e o da mulher. “Para uma mulher, o ciúme é apenas uma ferida no seu amor-próprio”, escreveu ele em seu romance Lírio Vermelho. “No homem, é uma agonia, com a agudeza do sofrimento mental e toda a persistência da dor física...”

O ilustre pintor espanhol Goya havia feito um grande retrato da duquesa de Alba – conta-se que ela lhe serviu de modelo para cem quadros. Impressionada com o retrato, a duquesa, em todas as conversas, inclusive com seu marido, só falava dele; porém, não permitia que ninguém o visse. E a razão para isso era muito simples: Goya a retratara muito despida, ou melhor, inteiramente despida e dera à tela o nome de “La Maja Desnuda”.
Um dia, o duque de Alba participou à esposa que iria no dia seguinte ao ateliê do pintor admirar o tal quadro. Fora de si, a duquesa correu à casa de Goya para dar-lhe a terrível notícia e pediu-lhe que vestisse rapidamente seu retrato. Porém, Goya tinha amor à sua obra e não resistia ao prazer de mostrar a prodigiosa rapidez de seu talento. Fez a duquesa retomar logo a pose e, em poucas horas, retratou-a num novo quadro, “La Maja Vestida”, do qual o duque de Alba gostou muito.

A garotinha chegou para o pai e perguntou:
– Pai, que é o Natal?
– O Natal é uma festa em que as pessoas comem, empanturram-se de peru, leitoa, cabrito, pernil, transformando o estômago em cemitério de animais. Embriagam-se, brigam, provocam acidentes, matam-se uns aos outros.
A garotinha ficou por um momento pensativa e, depois, disse:
– Pai, o senhor não acha que deveria ter uma lei proibindo o Natal?
(Adaptado de uma história de Pogo, do quadrinhista norte-americano Walt Kelly)

 
Rubens Francisco Lucchetti é ficcionista e roteirista de Cinema e Quadrinhos