Ano 5 - nº 17 - setembro/dezembro de 2013

ELES RIAM DA SOCIEDADE BURGUESA
John Howard Lawson



O último grande movimento de filmes cômicos nortes-americanos surgiu nos anos 1930: os Irmãos Marx percebiam a caos da sociedade burguesa, mas se riam dela com confiança efervescente. (...)
Em Os Galhofeiros (Animal Crackers, 1930), os Irmãos Marx descobrem que um quadro valioso foi roubado durante uma festa de gala na casa da milionária sra. Rittenhouse. Groucho pergunta a Chico: “Quer realmente perguntar a todos aqui se eles têm a pintura? E se ninguém aqui a tiver roubado?” Chico responde: “Então, procuramos na casa do vizinho.” Groucho indaga: (...) “E se não houver a casa do vizinho?” Chico replica: “Então, teremos que construir uma.” E começam freneticamente a fazer projetos para uma casa imaginária.
O episódio é engraçado por representar um contraste ridículo entre ilusão e realidade. Se não existisse realidade, não existiria pilhéria.

 

Este texto foi transcrito, com algumas retificações, do livro O Processo de Criação no Cinema (Film: The Creative Process, tradução de Anna Maria Capovilla, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967, p. 318), de John Howard Lawson