Ano 3 - nº 10 - junho/setembro de 2011

RIO LOBO
Geraldo Mayrink



Howard Hawks consegue ser brilhante até na repetição. Com a sabedoria de quem deu a Hollywood alguns de seus clássicos em quase cinqüenta anos de carreira, ele está convencido de que, no caso do Western, ninguém parece interessado em novidades. Rio Lobo é puramente um filme de recreação, quase uma comédia sobre um herói gordo, velho e cansado. A história pode ser resumida numa frase. Tudo funciona... como deve funcionar no Western. A platéia não é iludida: sabe que o prato é conhecido, mas muito bem-feito. Assim, John Wayne consegue ser tão implacável quanto nos tempos de mocinho (a platéia torce por ele); e os vilões são tão cínicos que fazem maldades com mulheres (a platéia os odeia). Os tiroteios são esquematizados com a segurança dos mestres, e cada seqüência revela um precioso senso da geografia do terreno (Hawks, como os índios, sabe farejar como poucos a paisagem do Oeste e colocá-la na tela numa ordem irrepreensível).
São as qualidades de Rio Lobo, e são qualidades de Hawks. Por outro lado, paira no ar a sensação de que os bons tempos (do Western, de Hawks, de Hollywood) realmente acabaram. Não existe, no filme inteiro, uma única cena que não tenha um precedente na história cinematográfica do Oeste americano. Ao contrário de outros filmes de Hawks [Scarface, A Vergonha de uma Nação (Scarface, 1932); Paraíso Infernal (Only Angels Have Wings, 1939); Uma Aventura na Martinica (To Have and Have Not, 1944], Rio Lobo dificilmente terá um bom lugar na História do Cinema. O interessante, em 1971, é simplesmente que o filme exista sem a menor vergonha de ser um western da linha clássica. Por isso, poderá ser visto hoje e revisto com prazer daqui a dez anos, porque o tempo, que costuma corroer implacavelmente a arte cinematográfica, nada poderá contra seu anacronismo sem data.

 

Rio Lobo (Rio Lobo, 1970, 114')
Direção: Howard Hawks
Roteiro: Leigh Brackett & Burton Wohl
Fotografia: William H. Clothier
Música: Jerry Goldsmith
Elenco: John Wayne, Jorge Rivero, Jennifer O’Neill, Jack Elam, Victor French, Chris Mitchum, Susana Dosamantes, Mike Henry, David Huddleston, Bill Williams, Sherry Lansing, Robert Donner, Jim Davis
Disponível no Brasil em DVD
Distribuidora: Paramount

 

Este texto foi transcrito do número 35 da revista Guia de Filmes (Rio de Janeiro, INC, setembro/outubro de 1971, p. 204)