Ano 3 - nº 10 - junho/setembro de 2011

MATAR OU MORRER E A IDEOLOGIA NORTE-AMERICANA NA DÉCADA DE 1950
Phillip Drummond



Matar ou Morrer é um western, com todos os significados míticos dos contos ambientados na história do Oeste norte-americano, narrado para o prazer do freqüentador de cinema dos meados do século XX. É um filme americano, feito dentro dos domínios do cinema hollywoodiano; e, no entanto, cinema hollywoodiano de espécie particular: o cinema independente dos anos do pós-guerra, de Fred Zinnemann, Stanley Kramer e Carl Foreman.
Como tipo particular de texto hollywoodiano, está marcado por seu relacionamento com as mutáveis condições cinematográficas do início da década de 1950 e pelas políticas da Guerra Fria, que encontram um sem-número de paralelos no entrecho do filme e conduziram diretamente ao sacrifício de seu roteirista em meio à delirante caça às bruxas promovida pelo House Commitee on Un-American Activities (esse Comitê, conhecido pela sigla HUAC e investido de poderes para investigar atividades antiamericanas, surgiu em 1947 e foi presidido pelo senador Joseph McCarthy. Seu alvo central eram os comunistas. No meio cinematográfico, sua atuação resultou em verdadeiro expurgo. Escritores, diretores, técnicos e intérpretes que, intimados a depor, se recusaram a delatar companheiros perderam os empregos, tiveram seus nomes incluídos nas listas negras dos estúdios e, impedidos de trabalhar, tiveram de sair do país. A atuação do Comitê se estendeu até a segunda metade dos anos 1950). Acima de tudo, é um filme que trata de ética e moralidade, e da interseção delas com o mundo social dos cidadãos e com a lei e a ordem – temas que, enaltecendo Matar ou Morrer aos olhos de sucessivas gerações do público internacional (...), arrancam o filme dos anos 50 e projetam uma visão mais extensa e mais complexa do papel cultural e ideológico do cinema popular.

 

Este texto foi transcrito do livro Matar ou Morrer (High Noon, tradução de José Laurenio de Melo, Rio de Janeiro, Rocco, 1999, p. 12), de Phillip Drummond