Ano 3 - nº 10 - junho/setembro de 2011

DEUSAS DO GATILHO
John Hamilton



O panteão do Oeste tem certamente (...) as suas deusas do gatilho rápido, capazes de fazer concorrência a Wild Bill Hickok; e o Cinema não se esqueceu delas.
As mulheres que sabem cavalgar e atirar melhor do que um homem estão de acordo com o novo modelo de heroína de ação total proposto pelo cinema atual. São todas “netas” da personagem Nikita (ela é uma marginal que o Serviço de Inteligência transforma em agente secreta destacada para missões especiais e de grande risco), surgida no filme Nikita (La Femme Nikita, 1990) de Luc Besson.
As herdeiras de Vienna (Joan Crawford), de Johnny Guitar (Johnny Guitar, 1954, direção de Nicholas Ray), Jessica Drummond (Barbara Stanwyck), de Dragões da Violência (Forty Guns, 1957, direção de Samuel Fuller) e Hannie Caulder (Raquel Welch), de Hannie Caulder (Hannie Caulder, 1971, direção de Burt Kennedy), são aguerridas e sabem atirar muito bem! Isso fica demonstrado em Quatro Mulheres e um Destino, que conta a odisséia de quatro ex-prostitutas – Cody (Madeleine Stowe), Anita (Mary Stuart Masterson), Eileen (Andie MacDowell) e Lilly (Drew Barrymore) – desejosas de refazer a vida. É duro tentar construir um futuro no Velho Oeste, mas essas mulheres são profissionais que passam do amor às armas com facilidade, derrotando os homens que tentam atrapalhar seus planos. Entretanto, nenhuma das quatro pode se rivalizar com a personagem interpretada por Sharon Stone em Rápida e Mortal.
Nesta película, o diretor Sam Raimi se diverte, homenageando seus westerns preferidos – Por um Punhado de Dólares (Per um Pugno di Dollari, 1964), de Sergio Leone; e Django (Django, 1966), de Sergio Corbucci –, ao contar a história de uma vingadora misteriosa que chega a uma risonha (por pouco tempo) cidadezinha chamada Redemption, dominada por um xerife pouco recomendável (interpretado por Gene Hackman).
E Rápida e Mortal mostra uma Sharon Stone mais dura e mais carrancuda do que nunca, uma “mulher sem nome” que se vê coroada no campo como a outra metade do “homem sem nome” de Clint Eastwood!

 

Quatro Mulheres e um Destino (Bad Girls, 1994, 99')
Direção: Jonathan Kaplan
Roteiro: Ken Friedman & Yolande Finch, a partir de uma história de Albert S. Ruddy, Charles Finch e Gray Frederickson
Elenco: Madeleine Stowe, Mary Stuart Masterson, Andie MacDowell, Drew Barrymore, James Russo, James LeGros, Robert Loggia, Jim Beaver, Cooper Huckabee
Disponível no Brasil em DVD
Distribuidora: Fox

 

Rápida e Mortal (The Quick and the Dead, 1995, 105')
Direção: Sam Raini
Roteiro: Simom Moore
Elenco: Sharon Stone, Gene Hackman, Russell Crowe, Kevin Conway, Lance Henriksen, Pat Hingle, Gary Sinise, Leonard DiCaprio, Tobin Bell, Olivia Burnete, Fay Masterson
Disponível no Brasil em DVD
Distribuidora: Columbia

 

Este texto foi transcrito, com algumas modificações, do número 3 de Almanaque Tex (São Paulo, Mythos, julho de 2000, pp. 10-11)