Ano 3 - nº 10 - junho/setembro de 2011

BUTCH CASSIDY
Sérgio Augusto



Butch Cassidy não foi feito para ser levado a sério. Não porque seja um filme de fórmula – devido ao intermezzo lelouchiano (o passeio de bicicleta embalado por “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”, música composta por Burt Bacharah & Hal David e cantada por B. J. Thomas) e da súbita cochilada na parte desenrolada na Bolívia, seria mais justo situá-lo como um coquetel inspirado de Viva Maria (Viva Maria, 1965) com Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967) –, mas porque a impostação dos personagens, dos atores e da direção assim o deseja e nos condiciona a aceitá-lo, ainda que por detrás da comédia de erros insinue-se uma óbvia desmistificação do heroísmo (para agradar os sociólogos).
Como objeto digestivo made in Hollywood, Butch Cassidy cumpre sua tarefa com exemplar aplicação. Neste particular, a omissão da câmara diante do fuzilamento (...) dos bandidos parece uma habilíssima conciliação de interesses éticos (o filme, amoral por excelência, não esconde uma penalizada simpatia pelo bandoleiro Butch Cassidy e o pistoleiro Sundance Kid), diegéticos (não seria imprudente cortar a placenta personagens-espectadores com um moralizante triunfo do Bem contra o Mal?) e comerciais (as bilheterias sentiriam muito a morte de Paul Newman e Robert Redford).
Butch Cassidy é um produto de equipe, equipe essa formada por talentos já confirmados – o roteirista-romancista William Goldman, o fotógrafo Conrad Hall (revelações de Harper, O Caçador de Aventuras/Harper), Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross –, que não se deixaram contaminar pela inépcia robotizada do diretor George Roy Hill, que só agora e no curioso O Mundo de Henry Orient (The World of Henry Orient, 1964), outro esforço concentrado de roteiro, elenco e música, fez alguma coisa que merece ser vista.

 

Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969, 112')
Direção: George Roy Hill
Roteiro: William Goldman
Música: Burt Bacharah
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin, Henry Jones, Jeff Corey, George Furth, Cloris Leachman, Ted Cassidy, Kenneth Mars, Timothy Scott, Don Keefer, Charles Dierkop, Francisco Cordova, Nelson Olmstead, Sam Elliott, Eric Sinclair
Disponível no Brasil em DVD
Distribuidora: Fox

 

Este texto foi transcrito do número 25 da revista Guia de Filmes (Rio de Janeiro, INC, janeiro/fevereiro de 1970, p. 5)